Demência tem tratamento Entenda o que é a doença, como ela age e como tratar do problema em Belo Horizonte

Demência tem tratamento? Entenda o que é a doença, como ela age e como tratar do problema em Belo Horizonte

 

As demências são um conjunto de condições que surgem com o passar da idade e que afetam as funções cerebrais, afetando a capacidade cognitiva e causando transtornos mentais e físicos.

Existem duas classificações das demências, sendo elas as reversíveis, doenças no qual há a capacidade de reversão, e as degenerativas, condições que não há a possibilidade de interromper os sintomas, apenas controlá-los.

Os principais tipos de demências são:

  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Demência Vascular;
  • Demência com corpos de Lewy;
  • Demência por abuso crônico do álcool;
  • Tumores cerebrais;
  • Baixos níveis de vitamina B12;
  • Efeitos de medicamentos.

As quatro primeiras da lista são degenerativas, ao passo que as últimas são reversíveis.

 

Como a demência age?

A demência pode se manifestar a partir dos 50 anos e age por meio da perda das funções cognitivas do cérebro, afetando a memória, o raciocínio, a linguagem, o comportamento e a personalidade do idoso.

Os sintomas para a demência variam de acordo com a condição, mas os tipos mais comuns de demência incluem perda de memória, dificuldades para comunicação e coordenação, capacidade reduzida para tarefas complexas e desorientação.

 

Tratamento de demências

O tratamento para as demências dependem, principalmente, se elas são reversíveis ou degenerativas, agindo de forma diferente de acordo com cada condição específica.

Em sua grande maioria, o tratamento é controlado por meio de medicamentos específicos, podendo reverter, no caso das reversíveis, ou controlar os sintomas nas demências degenerativas.

Também é importante o apoio da família e dos amigos nesse momento, pois a demência precisa de todo o suporte para que o idoso não se sinta isolado nessa fase.

 

Onde realizar o tratamento para demências em Belo Horizonte?

O tratamento das condições relacionadas à demência em Belo Horizonte pode ser realizado com a Dra. Mariana Almeida, geriatra com ênfase no tratamento de doenças relacionadas a idosos.

Em seus anos de residência, Dra. Mariana se especializou para o tratamento de demências, buscando tratar da melhor maneira possível quem possui condições como AlzheimerParkinson e Demência Vascular.

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *