Geriatria em Belo Horizonte e como evitar transtornos mentais em pessoas idosas

Com a chegada da terceira idade, alguns transtornos mentais podem surgir, tais como ansiedade e depressão, uma vez que várias mudanças de vidas podem influenciar mentalmente o idoso.

Para evitar que o surgimento desses transtornos, é possível promover uma série de atividades para que se garantam diversos benefícios mentais e um envelhecimento saudável.

Apoio familiar

Estima-se que as pessoas que mais sofrem com a depressão estão na faixa entre 60 e 64 anos. Isso ocorre porque, com a chegada da idade, o sentimento de culpa e de ser um peso para a família aumenta.

Nesse momento, é mais importante do que nunca que o idoso tenha um apoio de seus familiares e amigos, mostrando não apenas o amor que sente pela pessoa, mas a gratidão por tudo que ela representou na sua construção de vida.

Atividades prazerosas

O bem estar do idoso também passa por atividades que lhe deem prazer, ocupando o seu tempo de forma satisfatória, tanto no aspecto individual, quanto no social.

O uso de práticas agradáveis na terceira idade ajuda na prevenção de problemas psicológicos, promovendo a sensação de bem estar e melhorando os aspectos físicos, mentais e sociais de pessoas mais velhas.

Atividades físicas

O uso das atividades físicas por si só já é importante para o ser humano, devido às melhorias na saúde e inúmeros outros aspectos que garantem um bom funcionamento do organismo. E para cada faixa etária, os exercícios possuem um objetivo específico.

No caso de idosos, as atividades tem a intenção de aumentar a qualidade de vida, utilizando de exercícios práticos e aprendizados motores, podendo assim retardar o envelhecimento do corpo.

Desenvolvimento de novos relacionamentos

Nenhuma pessoa é uma ilha, e essa máxima continua sendo verdadeira para idosos. Com a chegada da idade, é importante manter as relações sociais para que não haja a sensação de isolamento após a aposentadoria.

Além disso, manter-se socialmente ativo auxilia na saúde, traz maior motivação para a vida, incentiva hábitos saudáveis e o funcionamento físico, mantendo mente e corpo sãos e promovendo um envelhecimento sadio.

Geriatra em Belo Horizonte

 

Para Maiores informações entre em contato:

Dra. Mariana Almeida — Geriatra em Belo Horizonte

☎️ (31) 4101-5372

Rua Bernardo Guimarães

nº 2717 – Sala 903, Lourdes BH