1. Um idoso que nunca praticou atividade física na vida, pode iniciar na terceira idade?
    Sim. Um idoso que nunca realizou atividade fíisica regularmente com certeza terá benefícios com a prática de exercícios em qualquer momento da vida em que ele for iniciado.

2. A prática do exercício físico na terceira idade por ser diário ou seria bom intercalar?

Sim. Os idosos podem praticar atividade física diariamente. Inclusive o ideal é que o exercício aeróbio seja praticado 5 ou mais vezes por semana. Lembrando apenas que a progressão do exercício com relação a duração, freqüência e intensidade seja gradual.

3. Quais seriam os principais benefícios da atividade física na terceira idade?

Atividade física pode trazer muitos benefícios para os idosos. Além de reduzir mortalidade, reduz risco de doenças cardíacas, acidente vascular encefálico (AVC), hipertensão, diabetes, obesidade, osteoporose, cancer de colon e cancer de mama. Melhora a força muscular, equilíbrio, condicionamento físico, mobilidade e funcionalidade, reduzindo risco de quedas e fraturas. Além disso, melhora o humor, disposição, vigor, garantindo sem dúvida uma melhor qualidade de vida.

4. Existe casos específicos e que a atividade física no idoso não seja recomendada?

Sim. Pode ser que diante de uma doença aguda, como por exemplo, cirurgia recente, infecção ativa e sintoma cardíaco, o indivíduo precise tratar primeiro essas doenças, antes de iniciar um programa de atividade física. Mas, idosos com doenças crônicas e incapacidades não só podem como se beneficiam da atividade física regular, respeitando claro, as suas limitações.

5. A atividade aeróbica é muito importante, e as atividade de resistência como a musculação tem benefício para idosos?

Sim. Atividade de resistência como a musculação aumenta a massa e a força muscular, que geralmente começam a reduzir progressivamente após os 40 anos de idade. Esse tipo de exercício pode retardar a perda muscular e ajudar no aumento da densidade mineral óssea, prevenindo quedas e fraturas. Ideal é combinar musculação com exercício aeróbio pois tem benefícios complementares.

6. A prática da atividade física ao longo da vida aumenta a longevidade?

Sim. Atividade física não só reduz mortalidade como principalmente aumenta as chances do idoso viver com mais saúde física e mental.